quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

A moeda da salvação

Consta-se para aí na web, nomeadamente no Twitter que os E.U.A. poderão escapar do lobo mau F.M.I. se o Departamento do Tesouro ordenar a cunhagem de uma moeda de platina no valor de 1.000.000.000.000.000 USD (1 trilhão de USD).
No que diz respeito aos "especialistas" (entre os quais, LOL, Paul Krugman) que defendem esta ideia como último recurso, das duas uma:
  1. Ou não pensaram sequer em averiguar se existe platina suficiente no mercado para satisfazer este bitaite ideia pois se a platina vale 1.560 USD a onça, serão necessárias 641.026 milhões de onças (ou aproximadamente 18 toneladas) de platina para que esta moeda valha 1 trilhão de USD. O problema é que a oferta anual de platina não ultrapassa os 5 milhões de onças, ou seja, seriam precisos apenas 128 mil anos a comprar toda a platina encontrada para conseguir a tal moeda...;
  2. Ou então e ainda mais ridículo que a hipótese anterior, pensam mesmo que lá porque algum incompetente responsável do Departamento do Tesouro se lembrou de cunhar uma qualquer moeda de platina que não tenha as requeridas 641 bilhões de onças mas mesmo assim afirmar que esta vale 1 trilhão de USD, os credores dos E.U.A. irão perfeitamente aceita-la como moeda de pagamento?
Sinceramente, a única hipótese para que esta "ideia" tenha sucesso é a FED aceitar a operação da 2ª hipótese e registar a moeda de platina no seu balancete por 1 trilhão de USD e esperar que todos acreditem... ;-)


Cumpts.
DS

Sem comentários:

Enviar um comentário